quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Monitorando o e-mail de pedido de exames

Bom, quem está na etapa federal e vê que a fila está andando e sua vez está  chegando perto, começa a olhar o e-mail com muita frequência. É, ninguém quer alongar ainda mais um processo que demora (bem) mais de 20 meses. Porém, isso começa a atrapalhar o dia-a-dia e por isso pensei "Puxa, bem que o Gmail poderia me enviar um SMS se chegasse o e-mail do consulado!". A princípio, isso não é possível, mas onde há vontade, há um meio :)

Pra quem usa os serviços do Google, isso é possível utlizando três ferramentas diferentes: Gmail, Google Calendar e Google Docs.

Vou explicar o processo geral, mas o detalhe (e execução) precisam ser seguidos a partir desse site.

  1. Cria-se uma label do Gmail com o nome "sendsms"
  2. Cria-se um filtro do Gmail para marcar a mensagem que é esperada; no caso e-mail do consulado, criei o filtro por gc.ca no campo "De:" (ou From: ou qualquer outro idioma) que aplica a label "sendsms"
  3. Copia-se a planilha do site para o seu próprio Google Docs, usando o link que está no artigo. É preciso fazer algumas poucas atualizações que o site indica
  4. No Google Calendar, confira se o seu celular está atualizado e validado, e que você marcou para que as notificações de novos eventos e lembretes de eventos sejam enviadas via SMS
Voilà! Está criado o recurso de envio de SMS para e-mails importantes sempre que você quiser! O que vai acontecer é que você pode simplemente colocar uma nova regra sempre que estiver esperando um e-mail importante, ou também quando estiver de férias, mas precisar ser notificado de algo importante que chegar no seu e-mail, etc. Só me pergunto por que o Google mesmo ainda não disponibilizou o recurso.

À bientôt!
Bruno

2 comentários:

  1. Muito bom! Funciona!
    Sobre os exames médicos, você sabe me dizer de qual email (ou parte dele) eu posso cadastrar no filtro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Leonardo, como não sei qual é o e-mail exato, usei só "gc.ca" como filtro no campo "De:", assim ele pega qualquer um que tenha isso no endereço. Tomara que chegue logo e possamos conferir ;)

      Abraços,
      Bruno

      Excluir