segunda-feira, 25 de julho de 2011

Agendamento para solicitação de Passaporte

Este post serve de orientação para todo mundo que pretende tirar o passaporte brasileiro, mas em especial para quem mora em regiões metropolitantas. Acredito que isso só vai ser necessário por algum tempo, mas não acredito que a situação se normalize antes do final do ano, por alguns fatores que podemos abordar mais tarde. Por hora, deixo as dicas.

Quando tirei meu passaporte o processo me pareceu extremamente simples. A Polícia Federal (PF) utiliza um sistema on-line de agendamento para a entrega da documentação e coleta de foto e impressões digitais, o que é ótimo. Não sofri o processo anterior, mas pelo que soube formava-se uma fila na delegacia ou posto de emissão de passaporte e perdia-se horas a fio. Hoje temos a vantagem de chegar no horário agendado e ser atendido dentro de 15 minutos. Nada mal, huh? Mas ultimamente não tem sido assim.

Quando fomos tirar o passaporte da nossa filha, busquei horários em todos os postos da PF em São Paulo e, para minha surpresa, não havia um horário sequer em menos de 3 meses. Isso que São Paulo tem 5 ou 6 postos de emissão. Bom, solução mais prática (aparentemente), tentar Campinas. Mesma coisa. Então, Bauru, quem sabe? Mesma coisa. Já estava perdendo as esperanças e achei que teria de arrumar uma forma de solicitá-lo com caráter de urgência. Mas o que alegar? "Olha, estou querendo emigrar e preciso de mandar a documentação o mais rápido possível de um passaporte para minha filha, senão não aceitam o pedido"? Não, isso não se enquadra nos parâmetros de urgência da PF (que não discordo), mas a espera era inaceitável.

Lí então em alguns fóruns (aqui ficam minhas desculpas por não citar a fonte, mas já faz algum tempo e não salvei os links) que ocorrem muitas mudanças de agendamento e liberação de horários extras e que nem sempre aparecem na nossa primeira tentativa. Ora, então a dica é que na página de escolha do posto de agendamento você troque diversas vezes o posto no qual você quer agendar seu atendimento e observar as datas mais próximas.

À primeira vista pensei que isso seria inútil, a final, se está tão complicado conseguir um agendamento, será mesmo que vão simplesmente aparecer novos horários disponíveis? Será que alguém iria desmarcar o agendamento e simplesmente entrar no site e refazer o agendamento? Pois é, mas funciona. Por qualquer que seja o motivo depois de ter consultado diversos postos, de diversas cidades para conseguir encontrar qual das mais próximas poderia ter horário vago, voltei a consultar São Paulo e tive a grata surpresa de conseguir agendar o atendimento para o dia seguinte no centro, no posto do Shopping Light.

Se você estiver nessa situação, recomendo a dica. Agora, quanto aos motivos (que são temporários) que estão causando tamanha lotação dos postos, podemos citar o fato do dólar baixo (que fechou na menor cotação em 12 anos hoje, a R$ 1,544, veja aqui), o que diminui os custos da viagem e também os das compras no exterior. O passaporte brasileiro agora é eletrônico (possui um chip com as informações biométricas, foto etc), mas o que importa nesse caso é que houve um recall (parece piada, veja aqui) de passaportes que tiveram problemas na confecção. Ou seja, demanda alta e defeitos que fizeram com que mais de 11 mil tivessem que ser refeitos.

Em fim, é isso que me faz pensar que é uma situação temporária, mas não podemos ter certeza de quanto tempo isso vai durar. Fica a dica pra quem tiver dificuldade de agendar o atendimento para entrega de documentos para o passaporte.

---------------------------------------

Links úteis:

Site da Polícia Federal - http://www.dpf.gov.br
Documentos necessários - http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria
Requerer passaporte - http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário