segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Custo de Vida

Desde o começo do processo, uma das dúvidas mais complexas de ser respondida (e de confiarmos) é a respeito do custo de vida no Québec para o imigrante (ou pelo menos eu acredito). A explicação dessa complexidade é, na verdade, bastante simples: cada família vive de uma maneira específica, com hábitos específicos. Alguns podem argumentar que existe uma média, algo razoável, mas é difícil obter a resposta "da média" porque quando perguntamos a alguém, ou lemos relatos de algum imigrante, esse reporta a sua própria realidade. E ela pode (ou não) se parecer com a sua. Eu mesmo pensei: "Se eu tivesse que dizer o quanto o brasileiro gasta em média com compras, qual seria o valor???". Não sei dizer ao certo. O que posso dizer é a respeito da minha família, de nossos hábitos.

Se você ainda está lendo acredito que ou concorda ou quer saber o que mais tenho a acrescentar. Pois bem, vamos ao assunto. Já há algumas semanas eu assino o LaPresse+. Ele é gratuito e você pode ver o jornal de forma bastante interessante no iPad. E uma matéria na edição de 4 de Setembro era justamente sobre os hábitos de compra dos quebequenses e técnicas para economizar. Nas técnicas, nada de novo, é tudo o que já ouvimos milhões de vezes. Mas as estatísticas (já disse que amo estatísticas?), ah, essas sim eram interessantes e traziam informações excelentes para qualquer um que esteja pensando em morar no Québec. A página do jornal está reproduzida abaixo com o devido link:

 

Traduzindo (e "aumentando" a letra):
54 $: Cupom médio de famílias que possuem um filho de menos de 18 anos, à cada visita ao supermercado
3/4 dos quebequenses vão ao supermercado uma vez por semana

75% dos consumidores quebequenses consultam ofertas de descontos em tablóides
43% utilizam os cupons de redução ao menos uma vez por semana


Quinta à noite: momento da semana que 57% dos quebequences escolhem para fazer suas compras
24% preferem ir ao supermercado aos finais de semana


Disso, penso que a média mensal de compra fique em torno de 230 $ (54/semana * 4.3 semanas), visto que a média é fazer compras semanalmente. Outra informação é que, se você quiser encontrar alguém no supermercado, vá na quinta. Do contrário, escolha outro dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário