quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Notícia ruim seguida de boa notícia

Bom, dado o tempo de espera para a resposta entre a minha última entrevista com uma empresa da Ville de Québec e a resposta, a notícia deles não poderia ser boa... A final, se fossem me fazer uma proposta, já teriam feito, n'est-ce pas? Pensando assim, mandei um e-mail para pedir um retorno (todo candidato merece um retorno e eu estava convicto de ir atrás do meu). Abaixo o e-mail que recebi como resposta (substitui o nome da empresa por {entreprise}, a fins de privacidade):


Bonjour Monsieur Araujo,

Nous tenons à vous remercier pour le temps que vous avez consacré à {entreprise}. Nous avons pris le temps de bien analyser votre candidature et de voir à quels besoins votre profil pouvait répondre. Nous sommes toujours intéressés par votre candidature. Cependant, nous devons la refuser pour l'instant en raison de votre niveau de français. Nous pensons qu'il n'est pas tout à fait suffisant pour réaliser l'ensemble des tâches liées à un poste qui conviendrait à votre niveau d'expertise.

Nous vous encourageons donc à poursuivre votre apprentissage du français et à rester en contact avec nous. En effet, je vous laisse nos coordonnées et je vous invite à nous renvoyer votre candidature dans 6 mois. Nous pourrons alors ré-évaluer votre niveau de français et voir si nous pouvons aller de l'avant avec votre candidature.

Merci encore une fois pour l'intérêt que vous avez démontré envers {entreprise} Québec.
À bientôt je l'espère,

OK, segundo ela, meu francês não está ao nível da minha especialização. Embora eu concorde, acho que vocês se lembrar do post sobre a missão, certo? Não apenas uma, mas duas empresas me entrevistaram e elogiaram meu francês, então, por que isso? Pra mim, tem uma resposta simples: durate a última entrevista, eu questionei a respeito de salário e eles me disseram não saber, mas devolveram a pergunta e me pegaram "desprevenido": eu não pretendia dizer um valor, mas me senti pressionado a fazê-lo. E fiz. Falei o valor médio que vi em pesquisas, mas acho que a intenção deles era pagar menos e me colocar em uma função que exigisse menos do idioma por algum período, para adaptação. Mas com o salário que "pedi", bom, aí não dá, eu deveria falar muito melhor pra recebê-lo. E assim acabou a esperança de acelerar o processo.

Mas nem tudo são notícias ruins: hoje consegui falar com o pessoal do HSBC e tive a resposta de que vão abrir minha conta Premier!!! Deram um prazo máximo de 7 dias úteis, mas tá valendo. Abertura da conta  é uma ótima notícia, pois facilita muita coisa no futuro longínquo, quando recebermos nossos vistos de residente permanente (quem dera o processo fosse mais curto...), mas também no futuro não tão distante de viajarmos e utilizarmos dos serviços internacionais do banco. Resta saber se vai valer apena trabalhar com ele aqui no dia-a-dia ou se vou preferir manter minha conta atual.

À la prochaine,
Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário