sábado, 22 de fevereiro de 2014

Seguro saúde para os três primeiros meses: dá pra arriscar ficar sem?

Há algum tempo venho pesquisando os preços dos seguros disponíveis para os recém chegados ao Québec. O motivo é simples e bem conhecido dos imigrantes: pelos 3 primeiros meses, não temos cobertura de saúde pública. Ninguém está livre de ter uma infecção respiratória, a famosa garganta inflamada, nem tampouco de sofrer leves acidentes em situações do cotidiano. Podem não ser nada grave, mas ainda assim precisar de atendimento médico. Há que se considerar que não se obtém medicamentos para muitas coisas sem que se tenha uma prescrição médica. Aí vem a dúvida, dá pra ficar pagar por essa prescrição? Ou seja, é possível arriscar não ter a cobertura e bancar o atendimento médico em caso de uma necessidade?

Eu ainda não tinha encontrado muito a respeito dos preços e sempre tirei por base o famoso valor de 25.000 euros que o tratado de Schengen exige dos visitantes. Oras, se eles exigem uma cobertura desse valor, supõem-se que ele seja suficiente para a grande maioria dos casos!

Para meu "alívio", hoje encontrei um artigo comentando uma matéria da Time sobre os custos de atendimento nos EUA. Já sei que estão pensando "Ah, mas os EUA são diferentes do Canadá!", e eu concordo. Mas acho que dá pra se ter uma ideia do valor dos atendimentos e facilitar a tomada de decisão daqueles que, como eu, estão querendo economizar nessa hora de muitas despesas:

http://www.theatlantic.com/health/archive/2013/02/how-much-does-it-cost-to-go-to-the-er/273599/


Diagnóstico Custo médio (USD)
Torções & Distensões $1,498.00
Outras lesões $2,103.00
Ferimento abero nas extremidades $1,650.00
Gravidez / Parto normal $2,008.00
Dor de cabeça $1,727.00
Problemas nas costas $1,476.00
Infecção do sistema respiratório superior $1,101.00
Pedra nos rins $4,247.00
Infecção do trato urinário $2,598.00
Infecção intestinal $2,398.00
 Fonte: "How much does it costs to go to ER?", The Atlantic, Feb 28 2013

Aviso: os custos acima são uma média dos EUA como um todo e do ano de 2013, podendo os valores variarem livremente sem qualquer aviso. Informe-se sobre os custos de atendimento nos hospitais e planos de saúde. Não assumimos qualquer responsabilidade sobre os valores, nem os garantimos de qualquer maneira. Utilize-os por própria conta e risco. Os mesmos têm caráter ilustrativo e foram traduzidos da matéria citada.


Com base nessas informações, tive certeza que não dá pra ficar sem o seguro, mas dá pra otimizar a sua utilização e gastar o mínimo possível. A ideia é, ao comprar a passagem aérea, verificar qual cartão de crédito dos que temos oferece a melhor cobertura médica, e por mais tempo. A princípio, acredito que nosso MasterCard Platinum é o melhor: cobertura de 30 dias. Considerando que queremos chegar no final de março, teríamos alguns dias de março e quase abril inteiro coberto, e já teríamos praticamente 2 dos 3 meses de carência completos (até onde sei, contam 3 meses calendário, não 90 dias) e precisaríamos de cobertura para apenas 1 mês adicional.

Para cotação de seguro, obtive boas comparações no site https://www.kanetix.ca, do qual não posso dar referência, mas pelo menos permite comparar diversas seguradoras e os termos de apólice. Se nós utilizarmos, depois conto o que achamos.

É isso! Espero que ajude na pesquisa daqueles que estão nessa fase enlouquecedora de preparar tudo para a viagem.

À bientôt!
Bruno

3 comentários:

  1. Oi Bruno, nossa seu post veio muito a calhar! Vamos fazer os exames médicos na quarta-feira.. e eu estou grávida! Vamos ter o bebê no Canadá então é claro que vamos utilizar o seguro. Não sei se só por 3 meses ou até depois do bebê nascer.. o bebê nasce em outubro. Estou acompanhando vocês. Estamos bem pertinho no processo. Boa sorte!! Abs
    Daniela
    http://cantandonofrio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela,

      Que bom que a informação ajudou não só a mim. Vamos mantendo contato, e parabéns pelo bebê!

      Abs,
      Bruno

      Excluir
  2. Depois conta o valor e qual seguro escolhido!

    ResponderExcluir